Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira

Biblioteca

 

A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira foi fundada em 1º de fevereiro de 1971, na gestão do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, conforme a lei nº 3838 de 01.02.1971. Seu acervo inicial de 3.000 livros foi uma doação da família do jurista Dolor Barreira.
Atualmente, é um dos equipamentos da Secretaria de Cultura de Fortaleza e integra a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de Fortaleza. A Rede de Bibliotecas está vinculada à Supervisão de Literatura da SECULTFOR e sua criação em 2006 atende à demanda do Orçamento Participativo de 2006. Desde então, a Dolor Barreira passou por uma ampla reforma para ampliação de sua estrutura física e construção de novos espaços e foi reinaugurada em abril de 2009, tendo como diretora a bibliotecária Elsa Jerônimo.

Acervo
Depois de ter passado por uma reforma e ampliação de seus espaços, a Biblioteca Dolor Barreira passou a abrigar a Gibiteca Municipal, a Sala Geraldo Nobre e auditório. Atualmente está dividida nos 6 seguintes setores: Ceará, Obras Gerais, Infantil, Braille, Referência e Processamento Técnico. No 2º andar estão localizadas as salas Dolor Barreira e Geraldo Nobre. Essa última guarda em torno de 5000 livros doados em 2007 pela família do historiador Geraldo Nobre.
A bilbioteca ganhou também por conta da reforma novos títulos para compor seu acervo, como publicações das editoras Cosac e Naif, Barsa Planeta, livros sobre todas as linguagens artísticas (teatro, dança e fotografia) e livros em Braille. A biblioteca tem hoje cerca de 16 mil volumes nas diversas áreas do conhecimento: Psicologia, Filosofia, Literatura Estrangeira e Brasileira, dentre outras.
Incluída no programa de modernização de bibliotecas, a biblioteca está recebendo também o Telecentro para implantação de um centro virtual.

Atividades
Na sua programação cultural mensal, a biblioteca sedia programas como Encontro com Escritor, Contação de História, Oficinas literárias, Chá de Palavras e Cena Dolor. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, estará recebendo também uma programação mensal desenvolvida pelo projeto Agentes de Leitura.
A Dolor Barreira recebe, além dos usuários e visitantes, grupos da capital e interior do Estado formados por estudantes de escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, projetos sociais, centros culturais, associações de moradores, abrigos, centros de atenção psicossocial (CAPS), creches e centros de formação profissional.

Rede de Bibliotecas Municipais de Fortaleza
A partir de uma demanda do Orçamento Participativo, no ano de 2006, foi criada a Rede de Bibliotecas Municipais de Fortaleza, atualmente composta por 7 bibliotecas: Biblioteca Central Dolor Barreira e Gibiteca Municipal (SER 4), Biblioteca Regional (SER 3) Casa Brasil Antônio Bezerra, Biblioteca Regional (SER 4) Casa Brasil Vila União, Biblioteca Regional (SER 5) Casa Brasil Granja Portugal, Biblioteca Regional (SER 5)  CSU José Walter, Biblioteca do IMPARH (SER 4) Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, Biblioteca Especializada (SER 4) Vila das Artes e e do CUCA na Barra do Ceará. A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira é considerada a “mãe” de toda a Rede por ser a sede central da rede.

 

SERVIÇO

Localização
Endereço: Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Direção: Herbênia Gurgel

Mais Informações
Biblioteca Dolor Barreira:
De segunda a sexta-feira, de 9h às 21h.
(85) 3105.1299
(85) 3254.3737.
bibliotecadolor@yahoo.com.br

Núcleo de Literatura:
(85)3105.1358
literatura_funcet@yahoo.com.br

 

Leave a comment